quinta-feira, 23 de maio de 2013

Porto Alegre busca parcerias com o Vale do Silício

Tornar Porto Alegre um portal de entrada para universidades, instituições e empresas de teconologia e informação, bem como transformar a Capital em um polo difusor e receptor de inovação. Esses são os objetivos principais da participação da prefeitura na missão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que inicia na próxima quarta-feira, 22.
 
O roteiro da missão inclui contatos com as principais referências da atualidade quando o assunto é tecnologia. Na agenda, estão reuniões de apresentação da cidade com representantes da área como San Francisco Park, Jay Primu, Stella&Dot, Singularity University, Linkedin, Google, Laboratório de Pesquisas da IBM e outros. 
 
Além disso, o prefeito José Fortunati terá encontros com lideranças da região como prefeito de São Francisco, Edwin Lee, a quem entregará carta oficial convidando a cidade americana a ser parceira de Porto Alegre no âmbito empresarial e propondo um projeto de intercâmbio educacional entre alunos para aprender os respectivos idiomas e promover semanas culturais em ambas as cidades. Fortunati também ministrará Aula Magna na Universidade de Stanford, localizada no coração do Vale do Silício. O tema será o Orçamento Participativo (OP), uma marca de Porto Alegre reconhecida internacionalmente e que serviu de referência para cidades como Nova York e Chicago.
 
Segundo Fortunati, integrar um projeto dessa dimensão desde a origem, formando parcerias e agregando valor às políticas públicas, é um compromisso do governo municipal. “Quando falamos de inovação, também estamos tratando de educação, geração de emprego e renda, qualificação profissional, desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade, cooperação, negócios, turismo, atração de investimentos, infraestrutura, economia, seja ela criativa ou não, serviços e uma série de outros temas. Tenho a convicção de que ao participar de uma missão como essa, estamos trabalhando o presente com o olhar voltado para o futuro da Capital de todos os gaúchos”, ressaltou.
 
A missão é organizada pelo Porto Alegre Cite, um grupo de empreendedores locais focados em buscar soluções inteligentes para os problemas da cidade e fazer dela um lugar melhor. Além do prefeito, também integram a comitiva municipal a primeira-dama e secretária especial dos Direitos Animais, Regina Becker, o secretário de Governança Local, Cézar Busatto, a secretária do Planejamento, Izabel Matte, a coordenadora do Gabinete de Inovação - Inovapoa, Déborah Villela, e o coordenador do POA Digital, Thiago Ribeiro.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.