terça-feira, 16 de abril de 2013

PDT gaúcho deve lançar candidato próprio ao Palácio Piratini

Tese da candidatura própria do PDT para a disputa do Palácio Piratini tem prevalecido nos encontros regionais do partido no Rio Grande do Sul comandados pelo presidente regional do PDT, Romildo Bolzan (foto)
Por Alexandre Leboutte - Está cada vez mais claro entre os pedetistas o cenário para a sucessão estadual do próximo ano: o PDT vai ter candidato ao Palácio Piratini. Na quinta reunião que vem debatendo o tema com os filiados em todo o Estado - serão 38 encontros até outubro -, ocorrida no sábado em Camaquã, a tese de candidatura própria foi majoritária, como nas anteriores, realizadas desde o início do mês em Gravataí, Erechim, Passo Fundo e Pelotas.
“Há uma forte tendência de candidatura própria”, reconhece o presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan Júnior. “Ao final desse processo de 38 encontros vamos ter um encontro definitivo. As conclusões que estamos tirando balizarão todas as definições, como a política de alianças. É lógico que, havendo candidatura própria não teremos outra coisa a fazer senão entregar os cargos no governo Tarso Genro (PT)”, adianta Bolzan.
De acordo com o presidente estadual do PT, deputado Raul Pont, a intenção do governador e do partido é a de manter a atual coalizão em torno do projeto que deverá ter Tarso como candidato à reeleição. “Nas conversas que fizemos com os aliados, propusemos que permaneçam conosco. Mas todo o partido tem o direito de ter candidatura própria, afinal, são dois turnos”, observa Pont, contando com a união no segundo turno caso não seja possível realizá-la no primeiro.
Mas a prioridade é buscar a aliança já no primeiro turno, revela Pont, que esteve reunido com Bolzam recentemente. “Estamos propondo que permaneçam na coligação conosco, com a possibilidade de assumir a vaga do senado ou de vice, dependendo das discussões com os demais aliados. Mas pela proximidade política, pelos compromissos que temos em vários municípios e pela identidade no plano nacional, no qual o Bolzan já nos colocou que a tendência é de que estejam com a presidente Dilma Rousseff (PT) (na reeleição ao Palácio do Planalto), achamos que deveríamos estar juntos no plano estadual”, justifica Pont .
No encontro realizado em Camaquã, três pedetistas se apresentaram como pré-candidatos ao governo do Estado. O deputado federal Vieira da Cunha; o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe.
“Coloco meu nome como pré-candidato agora, mas garanto que se for a vontade do partido, estarei pronto na convenção partidária para disputar o governo do Estado”, declarou Vieira. Motta defende a necessidade de um projeto que atualize as referências históricas de Getúlio Vargas, Jango e Leonel Brizola, através de um discurso moderno. “O crescimento do nosso projeto político passa por esse posicionamento em 2014”, alega. Já Sehbe entende que o discurso deve sintetizar o anseio das comunidades, especialmente em temas como segurança pública, educação e infraestrutura.
Bolzan percebe que a força eleitoral do partido ampliou-se nas eleições municipais do ano passado, inflando a vontade de candidatura própria ao Palácio Piratini. “Estamos organizados em todo o Rio Grande do Sul, com a responsabilidade de administrar 24% do PIB gaúcho em prefeituras como Porto Alegre e Caxias do Sul, isso nos capacita para apresentar o nosso projeto de governo para a sociedade na eleição estadual do próximo ano”, avalia o presidente estadual.
Bancada estadual cobra coerência
A bancada estadual do PDT também acompanhou os debates sobre os rumos do partido na disputa de 2014, em Pelotas, na sexta-feira, e em Camaquã, no sábado. O líder da bancada, deputado Gerson Burmann, entende que a candidatura ao Palácio Piratini é estratégica para viabilizar 2018, mas pede coerência para uma eventual coligação. “Nesse caso, temos que continuar alinhados com o PT”, referindo-se a presença do PDT no governo de coalizão de Tarso Genro, com três secretarias e a vice-presidência do Banrisul.
A deputada Juliana Brizola também apoia a candidatura, mas mantém a linha crítica de cobrança de um projeto mais definido do partido e atuação vigorosa nas questões sociais. O deputado Gilmar Sossella destaca a linha de atuação da bancada na Assembleia Legislativa em questões como a garantia do modelo dos pedágios comunitários, a aprovação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a construção dos acessos asfálticos municipais. “A bancada mantém a unidade nas votações dos projetos do governo”, lembrou. Os encontros também estão servindo para discutir a estratégia para o lançamento de candidaturas proporcionais, com o intuito de aumentar a bancada estadual.
Segundo o presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan Júnior, “a orientação é que as coordenadorias priorizem as candidaturas de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da comunidade, objetivando uma nominata com expressiva representação política e social”. Com cinco vereadores do PDT entre os dez mais votados de Porto Alegre, pelo menos dois - Márcio Bins Ely e Claudio Janta - estão participando das reuniões regionais como pré-candidatos a deputado estadual e federal.
Os dois estão estimulando as candidaturas regionais. A estratégia em Porto Alegre para a eleição proporcional está motivando a formação da lista do PDT para 2014.  Ao participar no sábado do encerramento da convenção feminina do PDT, em Porto Alegre, Bolzan voltou a orientar para que as mulheres trabalhem candidaturas viáveis em 2014. Atualmente, o PDT tem sete deputados estaduais e três federais.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.