sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Frente fria pode provocar geada no Sul do país nesta sexta (Postado por Erick Oliveira)

O frio deve continuar no centro-sul do país nesta sexta-feira (2), segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). Há possibilidade de geada em algumas regiões devido às baixas temperaturas, que devem subir durante o final de semana.

Nesta manhã, oito cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram geada, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo o meteorologista José Felipe Farias, a razão é a passagem de uma frente fria na região Sul, que pode provocar geada em algumas regiões. “Há chance de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e ainda, mas menos provável, em áreas de serra de São Paulo e sul de Minas Gerais”, afirma.
A previsão é de chuva no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e divisa com o Espírito Santo, assim como ao sul da Bahia. Ventos úmidos provindos do oceano também podem trazer chuva de Alagoas até o Rio Grande do Norte.
A umidade relativa do ar também deve continuar baixa em diversos estados, principalmente oeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro, noroeste de Minas Gerais, Tocantins, centro-sul do Piauí, sul do Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste e norte de São Paulo e a oeste e noroeste do Pará.
A previsão também é de pancadas de chuva no centro-norte do Amazonas e no centro do Pará.
Veja a previsão por regiões do país a seguir:
Centro-Oeste
A previsão é de nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas a noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, predomínio de sol e temperaturas amenas.
Nordeste
Ao norte do Maranhão e norte do Piauí, e na faixa entre Sergipe e o litoral do Rio Grande do Norte, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. No leste da Bahia, muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Há possibilidade de pancadas de chuva nos estados mais ao norte da região. Nas demais áreas, predomínio de sol e temperatura estável.
Norte
No norte do Amapá, sol e poucas nuvens. No sudeste do Pará, no Tocantins, em Rondônia, sudoeste do Amazonas e Acre, predomínio de sol. Nas demais áreas, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas.
Sudeste
No litoral do Espírito Santo e litoral norte do Rio de Janeiro, o tempo é instável com curtos períodos de sol e chuva. No litoral sul do Rio e litoral norte de São Paulo, há possibilidade de chuva. No sul e leste de Minas Gerais, demais áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e na Serra da Mantiqueira, a previsão é de sol e poucas nuvens. Nas demais áreas, predomínio de sol e temperatura amena.
Sul
No sul e leste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. As temperaturas estarão baixas e há previsão de geada.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.