terça-feira, 21 de junho de 2011

Ex-governador Leonel Brizola será homenageado no aniversário de morte

Ex-governador Leonel Brizola será homenageado no aniversário de morte




São Borja confirma programação especial para homenagear o ex-governador Leonel de Moura Brizola na próxima terça-feira, dia 21 de junho, data em se completam os sete anos de sua morte. Entre as homenagens confirmadas estão as que serão promovidas pela Câmara de Vereadores e as que serão coordenadas pelo PDT.
Na Câmara de Vereadores, acontecerá na terça-feira, à 8h30min, sessão solene em homenagem a Brizola, conforme determina lei municipal que também estabelece o 21 de junho com data histórica de São Borja. A solenidade no plenário do Legislativo contará com a presença da deputada Estadual e neta do homenageado, Juliana Brizola, que falará sobre a vida pública, as obras e os feitos de seu avô.
O presidente do PDT na cidade, Janot Marques de Oliveira, disse que o partido estará associado à sessão solene que será realizada na Câmara. Logo após, no entanto, incluirá uma visita ao jazigo da Família Goulart, no Cemitério Jardim da Paz, onde Leonel Brizola está sepultado. Janot explica que a programação em homenagem ao político será menos extensa este ano em função de que integrantes do partido viajam a Porto Alegre participar da posse do prefeito Mariovane Weis como presidente da Famurs.
LEONEL BRIZOLA
Considerado o herdeiro político de Getúlio Vargas e de João Goulart, Leonel de Moura Brizola foi um dos mais destacados líderes nacionalistas do país. Ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Brizola marcou a história política do Brasil. Em 1961, ficou famoso pó ter liderado a Campanha da Legalidade para que o são-borjense João Goulart assumisse a presidência do país. Ele faleceu em um hospital do Rio dia 21 de junho de 2004 e foi sepultado em São Borja, onde também foi sepultada sua esposa Neusa Goulart Brizola.
Foto: Ex-governador Leonel Brizola


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.