quarta-feira, 13 de março de 2013

Secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, morre em Porto Alegre

Segundo a Polícia Civil, Márcia teria passado mal e desmaiado na madrugada desta quarta-feira

Enviar para um amigo
 
Secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, morre em Porto Alegre Caco Argemi/Divulgação
Secretária Márcia Santana tinha 35 anos e entrou no governo em 2011 Foto: Caco Argemi / Divulgação
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, 35 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, em casa, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Civil, ela estava com familiares quando teria passado mal e desmaiado.

De acordo com informações preliminares, ela teria sofrido um infarto fulminante. O corpo de Márcia teria sido encontrado pelo companheiro dela no banheiro da residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, tentou reanimá-la, mas não obteve sucesso. A confirmação do óbito chegou à polícia por volta das 0h45min.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o delegado que atendeu o caso, Márcio Zachello, disse que não foram encontrados indícios de crime na casa da secretária.

— A Polícia Civil compareceu para fazer uma análise preliminar e não encontrou ocorrência de delito — afirmou.

O corpo de Márcia foi removido ao Departamento Médico Legal (DML) para necropsia. O velório será realizado no Palácio Piratini a partir das 10h desta quarta e o sepultamento, às 17h30min, no Cemitério Jardim da Paz.


Corpo de Márcia foi encaminhado ao Departamento Médico Legal
Foto: Bruno Alencastro
Assistente social e ligada ao movimento feminista, Márcia foi chefe de gabinete da secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, quando deputada federal. Trabalhou pela defesa da infância e fim da exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul e no Brasil, bem como no combate à violência doméstica.

Em seu Twitter pessoal, Maria do Rosário prestou uma homenagem à colega: "Marcia Santana. Minha amiga querida. Exemplo de vida, de dedicação, de senso ético, de amor p/ pessoas, Obrigada por tua luz. Para sempre."
O deputado estadual Edegar Pretto postou: "Triste notícia do falecimento da nossa companheira de tantas lutas, a secretaria Márcia Santana. Perdemos uma grande guerreira."
Já o deputado estadual Aldacir Oliboni (PT), que foi à casa da secretária após receber a notícia do falecimento, escreveu no Facebook: "Nesta madrugada uma amiga, companheira leal e valorosa nos deixou. Uma pessoa alegre e sempre solidária. Márcia Santana, primeira Secretaria Políticas Mulheres do Rio Grande do Sul, fica tranquila que seguiremos tua luta em defesa da autonomia e do protagonismo feminino, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e de adolescentes."
Márcia entrou no governo Tarso Genro em 2011. O governador está em Brasília e deve retornar ao Estado nesta quarta-feira para acompanhar os atos fúnebres. A morte de Márcia ocorre no dia em que o Palácio do Planalto irá lançar o programa "Mulher: Viver sem Violência" e que tem apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.