quarta-feira, 6 de março de 2013

Deputado Vieira da Cunha envia carta a Carlos Araújo


6 de março de 2013


O deputado federal e presidente do PDT de Porto Alegre Vieira da Cunha enviou nesta terça-feira (5) uma carta aberta ao ex-deputado estadual pedetista Carlos Araújo. No documento, Vieira crítica as declarações feitas por Araújo à imprensa e sua ausência do partido. Vieira também afirma que o retorno de Araújo, previsto para ocorrer em março, “não seria construtivo”.


Íntegra da carta:



CARTA ABERTA AO EX-PEDETISTA CARLOS ARAÚJO



Brasília, 05 de março de 2013.



Prezado Araújo:



Resolvi te escrever em função da última entrevista que concedeste à imprensa sobre o PDT, mais uma vez para criticar e desmerecer o Partido e sua direção.



Inicio esta carta aberta te repetindo o que disse pessoalmente quando te visitei: como seria bom, face a tua história de militância, te receber de volta ao Partido de braços abertos!



Infelizmente, porém, quanto mais eu leio tuas declarações, mais me convenço de que o teu retorno não seria construtivo para o nosso Partido.



Já temos “inimigos na trincheira” de sobra. Alguns, inclusive, porque têm o sobrenome Brizola, se julgam acima do bem e do mal, dão-se ao direito de ofender publicamente a honra do presidente do Partido e a minha. São teus “protegidos”, sob tua orientação e aconselhamento, expondo publicamente o PDT com atitudes antiéticas e criminosas, pelas quais responderão nos foros próprios.



Deixaste o partido no final do ano 2000. Uma pergunta se impõe: que legitimidade tem para criticar a direção do PDT alguém que se desfiliou do partido há mais de 12 anos?



Após tentares duas vezes a Prefeitura de Porto Alegre (a segunda com o Vereador Vieira da Cunha como vice, lembras?), eu concorri a Prefeito em 1996, e, no ano 2000, disputei, com o teu apoio, do Sereno, do Milton e da Dilma, uma acirrada prévia com o Collares.



Ele ganhou – 2400 a 2000 votos – e foi o candidato do PDT a Prefeito de Porto Alegre.



Foi aí que nos separamos.



Eu fiquei com o Partido. Respeitei a decisão dos nossos filiados. Fui coordenar a campanha do Collares.



Tu preferiste a desfiliação e o apoio público ao candidato do PT, Tarso Genro.



Tu, estes anos todos, optaste pelo teu escritório privado de advocacia, e eu, o Lupi e tantos outros, permanecemos na mesma trincheira de luta, no PDT, nosso primeiro e único partido, defendendo os mesmos ideais, sempre ao lado e sob a liderança de Leonel Brizola.



Brizola morreu em 2004. Muitos disseram que o PDT seria enterrado com ele, inclusive – para o meu desgosto – nosso amigo em comum, Flávio Tavares.



Tempos difíceis. Nós, amassando barro e, outros, na comodidade dos escritórios acarpetados.



Veio a cláusula de barreira (depois julgada inconstitucional pelo STF) e concorri, em 2006, a deputado federal, mesmo contra a vontade de minha família, para dar a minha contribuição à sobrevivência do Partido. Onde estavas?



Chega 2010. Não titubeamos em apoiar a Dilma, apesar de ela ter nos deixado no final do ano 2000, junto contigo.



Mesmo com prejuízo eleitoral, defendi a candidatura da Dilma, abri e mantive comitês no primeiro e segundo turnos, e não me arrependo. Sei que a presidência está em boas mãos. Me orgulho de ter contribuído para eleger a primeira Presidenta da história da República do Brasil.


Preparo-me agora para ser candidato a Governador.


Defendo a candidatura própria, e vou disputar a Convenção no ano que vem.


Com a espetacular vitória do Fortunati (onde estavam tu e teus protegidos, notadamente a deputada Juliana? Não vi vocês em nenhum ato da campanha), 70 Prefeitos conquistados no RS, inclusive Caxias, entendo que o PDT não pode continuar no papel de coadjuvante na política gaúcha.


Temos história, representatividade e lideranças para ter uma candidatura competitiva ao Governo do Estado, embora tu não reconheças, o que é compreensível para quem está há tanto tempo fora do Partido.


Estou convicto de que a candidatura própria ao Governo do Estado será mais um passo importante para fortalecer o Trabalhismo.


Apesar da omissão de pessoas como tu nos anos mais difíceis, o PDT cresce e se afirma cada vez mais como uma das principais forças político-partidárias do Rio Grande e do País.


Temos um passado que nos orgulha e, com um presente de muito trabalho, construiremos um futuro promissor para o Trabalhismo.


Quem viver, verá!


Fraterno abraço,


VIEIRA DA CUNHA

.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.