terça-feira, 29 de maio de 2012

Índios ocupam prédio de secretaria e bloqueiam rodovias no RS (Postado por Lucas Pinheiro)

Cerca de 100 índios ocupam nesta terça-feira (29) o prédio Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na sala da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. De acordo com os manifestantes, a ação ocorre devido à "falta de compromisso" do governo estadual e federal com a melhoria da saúde indígena. Além da capital gaúcha, os índios ocuparam escritórios da Sesai no Paraná.

O grupo também bloqueou o tráfego de veículos em pelo menos cinco rodovias, sendo duas federais. O trânsito está interrompido no km 2 da BR-386, entre as cidades de Iraí (RS) e Chapecó (SC) , e na BR-285, na região de Mato Castelhano, no Norte do estado. O protesto também ocorre no km 46 da RS-324, em Ronda Alta, no km 30 da RS-480, em São Valentim, e no km 30 da ERS-343, em Cacique Doble.

Ao tentar contato por telefone com a Sesai, o G1 foi atendido pelo indígena Álvaro de Paula, responsável pela mobilização em Porto Alegre. "O movimento é forte e acontece no estado inteiro. Estamos ocupando a secretaria porque não cumpriram o acordo para melhorias da saúde do nosso povo indígena. Vamos ficar aqui até que o governo nos dê uma resposta", afirmou.

As manifestações, segundo Álvaro, também ocorrem nos municípios de Nonoai e Erval Grande. Em Brasília, os indígenas também ocuparam parte do prédio do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.