segunda-feira, 21 de maio de 2012

Com greve confirmada, estações de trem estão fechadas em Porto Alegre (Postado por Lucas Pinheiro)

A greve dos metroviários está confirmada em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Na manhã desta segunda-feira (21), as estações da Trensurb estão com as portas fechadas com cartazes informando sobre a decisão do sindicato da categoria, o Sindimetrô. A paralisação vai durar 24 horas, de acordo com a decisão tomada em assembleia realizada na tarde de quinta-feira (17).

Na semana passada, uma liminar da Justiça do Trabalho determinou o funcionamento pleno do serviço das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 20h30 no dia da paralisação. Uma multa de R$ 70 mil por horário descumprido foi fixada para o caso de desobediência. A primeira viagem dos trens deveria partir às 5h, de acordo com a tabela de horários da empresa, mas não há previsão de abertura nesta segunda.

"Estamos totalmente parados, a adesão da categoria é unânime, os trens não circulam. Estamos nos reunindo e avaliando o movimento", disse o secretário-geral do Sindimetrô-RS, Clóvis Pinheiro em entrevista à Rádio Gaúcha. "

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) prepararam uma operação especial com reforço nas linhas de ônibus para amenizar transtornos principalmente nas saídas da Região Metropolitana em direção à capital gaúcha. No entanto, os motoristas encontram congestionamentos principalmente na BR-116, com 16 km de lentidão. Já os ônibus estão lotados.

Os funcionários do Trensurb reivindicam um reajuste salarial de 21,51%. A categoria disse que apresentou a proposta há mais de 60 dias, mas não recebeu resposta. Já a empresa alega que o processo de negociação estava em andamento e que foi pega de surpresa pela paralisação.

Uma média de 180 mil pessoas utiliza o transporte diariamente, segundo a empresa.

Em outros estados
Funcionários metroviários de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) estão em greve por tempo indeterminado. A categoria negocia com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades. As composições da empresa envolvem trens urbanos em João Pessoa, Maceió e Natal e trens urbanos e metrôs em Belo Horizonte e Recife.

São Luís (MA) passa por uma greve de rodoviários e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu em assembleia que a categoria cruza os braços em 23 de maio.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.