segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Violência e disputa do tráfico marcam o fim de semana em Porto Alegre

Uma operação da Polícia Militar em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, prendeu um homem e apreendeu um menor de idade, na madrugada da segunda-feira (22). No fim de semana, a guerra por pontos de vendas de drogas matou duas pessoas que não tinham nada a ver com o tráfico.

Os tiroteios começaram na noite de sexta-feira (19), na Vila Cruzeiro, onde os bandidos anunciaram: “É o bonde da V7.
O bonde da V7 é uma das facções que disputam o tráfico de drogas na região.
Depois de 24horas, houve outro tiroteio em outro bairro da cidade. Dessa vez, foi em Bom Jesus, onde centenas de tiros foram disparados contra locais que funcionariam como pontos de tráfico.
“Existe uma disputa entre integrantes de vários grupos em relação a uma única facção, pelo poder dela, pela forma como executa suas vítimas e também pelo território que ocupa”, explicou Émerson Wendt, chefe de polícia de Porto Alegre.
Nesse tiroteio, duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas. A maioria delas não tem antecedentes criminais e nada a ver com o tráfico de drogas.
“A maioria das pessoas feridas eram transeuntes. Estavam passeando ali, fazendo compras no mercado e acabaram sendo feridas pela troca de tiros”, disse o major Dagoberto Albuquerque da Costa, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar.
Entre os cartuchos recolhidos depois do tiroteio estavam o de um fuzil que tem capacidade de atravessar paredes e de alcançar até um quilômetro de distância.
O poder de fogo das quadrilhas já não é novidade para a Polícia Civil gaúcha. Só neste ano, 650 armas foram apreendidas no estado, 10 eram fuzis e uma submetralhadora. A polícia garante que vai intensificar as ações para evitar que o armamento continue chegando nas mãos dos bandidos.
As pessoas que moram em Porto Alegre, principalmente nesses bairros, estão com medo. “O dia a dia é com medo. Antes era um movimento na rua, mas agora ninguém mais quer sair, com esse calorão ninguém sai mais pra rua. Todo mundo fica fechado dentro de casa. É o único jeito, fechado dentro de casa”, diz a vendedora Evelaine Oliveira.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.