quarta-feira, 5 de junho de 2013

Juventude do PDT homenageia Brizola em São Borja dia 21

Durante dois dias, 21 e 22 de junho, a Juventude Socialista do PDT realiza um retiro em São Borja, cidade considerada berço do trabalhismo, para discutir políticas para a juventude do ponto de vista do programa partidário.
A primeira parte da programação, dia 21 de junho, estará reservada às homenagens que o PDT realiza na Câmara de Vereadores e no Cemitério Jardim da Paz pela passagem nos nove anos do falecimento de Leonel Brizola. Os jovens realizarão ato de protesto junto ao Museu Getúlio Vargas, pela preservação do espaço histórico.
O presidente da JS/RS, João Henrique Cella, organizou a programação buscando oferecer aos jovens conteúdos históricos que permitam a compreensão da importância da organização partidária no contexto político nacional.
“Do trabalhismo partiu a organização do Estado brasileiro, tanto do ponto de vista administrativo quanto político e econômico”, destaca o jovem militante. Ao lado do secretário-geral da JS, Letier Vivian, Cella vem mobilizando a estrutura do PDT para o evento. “Queremos incendiar os corações e mentes dos jovens com as bandeiras do trabalhismo”, revelou o dirigente da JS, que vai deslocar os participantes para um sítio próximo a São Borja.
História e economia - Durante o retiro, os jovens terão palestras com o economista Calino Pacheco, ex-dirigente da Juventude Socialista, participante do encontro de Lisboa e militante do movimento dos Direitos Humanos, que abordará a abertura dos processos da Comissão da Verdade.
O professor de economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Cássio Moreira, fará um painel comparativo entre Getúlio Vargas e Lula do ponto de vista da economia. E o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva, tratará da Era Vargas e o trabalhismo. O professor de história Marcus Cunha abordará a educação do ponto de vista programático e sua simbologia para o PDT.
Programação completa:
Dia 21/junho
9h – Sessão solene da Câmara de Vereadores – Homenagem a Leonel Brizola
11h – Visita ao Cemitério Jardim da Paz
11h30 – Visita ao Museu Presidente João Goulart
12h – Ato pela preservação do Museu Getúlio Vargas
15h – Abertura do Retiro Estadual da Juventude Socialista
16h – Comissão da Verdade – Calino Pacheco
19h – Reunião da Coordenadoria do PDT

Dia 22/junho
9h – Professor Cássio Moreira – Economia de Getúlio a Lula
10h – Jornalista Juremir Machado da Silva – A Era Vargas e o trabalhismo
11h – Professor Marcus Cunha – O PDT e a educação
13h30 – Josbertino Clementino - JSPDT e as políticas públicas para a Juventude
14h30 – Secrtário da JS/Itajaí, Everton Wan-Dall - Uma nova visão para o movimento estudantil
15h30 – Leonardo Zumpichiatti – Conjuntura mundial
16h30 – Dinâmica de grupo
18h30 – Encerramento

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.