segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Polícia divulga gravações de assalto a banco com reféns em Porto Alegre (Postado por Erick Oliveira)

Gravações das negociações e imagens em vídeo da parte interna do banco Bradesco da Avenida Azenha, em Porto Alegre, invadido por homens armados e que usaram uma cadeira de rodas para entrar no local, foram divulgadas pela Brigada Militar neste último domingo (12). O assalto frustrado ocorreu na quinta-feira (9) à tarde. Dentro da agência, três homens fizeram 35 reféns. Todos foram soltos e eles se entregaram após quatro horas.
As ligações foram iniciadas pelos próprios criminosos, que ligaram para o 190 para fazer exigências. "Em um primeiro momento as exigências eram fortes, e haveriam seis delinquentes lá dentro", diz o major Francisco Vieira, que iniciou as negociações via telefone. Segundo ele, o homem que mantinha o contato usava um codinome. "Teve um momento bem tenso onde foi exigida a presença mais aproximada do negociador com esse camarada com quem estávamos negociando, que se intitulava Guerreiro", conta.
Os homens que invadiram o banco pela entrada para pessoas com cadeiras de rodas, sem detector de metais, exigiam a presença de um defensor público, da imprensa e de familiares. O negociador pedia calma, enquanto "Guerreiro" mostrava nervosismo ao telefone.
Dentro do banco, os criminosos usaram lacres que geralmente fecham malotes para "algemar" as pessoas, de acordo com o relato do major Vieira. Ainda segundo o policial, havia uma corda no local, que eles usariam para sair juntos da agência, o que acabou sendo descartado. Os três homens que estavam no interior do banco se entregaram entre os reféns que eram liberados em duplas ou trios.
Os policiais conseguiram identificar os suspeitos durante a negociação e conseguiram fotos dos rostos deles, que já tinham passagem pela polícia. Nas saídas, eles compararam as imagens e os prenderam. "A gente sempre trabalha no sentido de acalmar, tranquilizar. A Brigada Militar tem a postura de preservar vidas e aplicar a lei", conclui.
A ação envolveu cerca de cem homens da Polícia Civil e da Brigada Militar. A primeira viatura chegou à agência minutos depois do início do assalto, atendendo a um chamado pelo telefone 190.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.