quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Em carta de amor, detento ensina mulher a comprar arma no RS (Postado por Lucas Pinheiro)

Uma mulher de 20 anos foi presa nesta terça-feira (28) em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, portando drogas e uma carta escrita pelo marido com orientações para comprar armas em Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com Santana do Livramento. Segundo a Polícia Civil, o autor do texto, de 24 anos, está detido na Penitenciária Estadual do Jacuí e é suspeito de comandar o tráfico de drogas no município de dentro da cadeia.

O caso vinha sendo investigado há quatro meses pela polícia. O marido da suspeita foi condenado por homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia do município cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência da suspeita por volta das 10h30. Lá, encontraram 10 pedras de crack embaladas para consumo e nove papelotes de cocaína. A carta continha uma lista de armas e outros objetos. A suspeita foi encaminhada para a Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre.

“Encontramos tudo o que estava escrito na carta, menos as armas. Ela foi para a fronteira no dia 6 de dezembro e voltou para distribuir estas armas. Provavelmente estão na região”, disse ao G1 o inspetor Vinícius Rosa, um dos responsáveis pela investigação.

Na carta, além de declarações de amor e até um desenho, o homem explica como a mulher e cúmplice deveria cruzar a fronteira sem causar desconfiança. “Tinha tudo como ela deveria fazer: analisar o movimento, ver quantas pessoas entravam e saiam, e de preferencia cruzar sozinha a pé”, explicou Rosa.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Palco onde cantor sertanejo morreu estava energizado, conclui perícia (Postado por Erick OLiveira)

Uma estrutura do palco onde o cantor sertanejo Ênio Knak Júnior, de 28 anos, morreu ao receber uma descarga elétrica na madrugada de domingo (19) estava energizada. Foi essa a conclusão da perícia realizada nesta terça-feira (21) pela polícia no Clube Gaúcho, em Santo Ângelo, onde o cantor se apresentava ao lado do irmão Marcel.
Engenheiros eletricistas do Instituto-Geral de Perícias (IGP) analisaram durante cerca de uma hora e meia o local, que estava lacrado desde o acidente. O trabalho foi acompanhado por representantes da delegacia de Polícia Civil que investiga o caso e por diretores do clube.
De acordo com os peritos, uma estrutura metálica que sustenta os holofotes no palco estava energizada. O cantor teria recebido a descarga elétrica ao apoiar a mão nessa estrutura e encostar outra parte do corpo em outra estrutura metálica da escada que fica ao lado do palco. Com a força do choque, ele foi arremessado em cima de uma caixa de som.
A estrutura de som e luz é de propriedade da própria banda e foi instalada pela equipe de apoio da dupla. “Constatei que, entre esta parte descascada e algumas partes descascadas aqui da estrutura treliçada, há 220 volts de diferença de potencial, de tensão. Mas isso não basta. É preciso verificar se passa corrente elétrica. Pra isso eu fiz um teste prático com uma lâmpada de 60 watts. Eu coloquei uma lâmpada e ela acendeu. Isso é o suficiente pra dizer que este local oferece condições de levar uma pessoa ao óbito”, explica o perito, Flávio Kurkowski.
Agora, a polícia vai começar a ouvir testemunhas, entre eles os integrantes da banda que se apresentava no palco. “Nós temos a causa da morte, nós temos como foram criadas as condições para levar ao óbito a vítima e agora vamos montar a dinâmica, de que forma isso aconteceu”, diz o delegado Rogério Junges, responsável pelo caso. A investigação será concluída em até 30 dias. O clube só vai se pronunciar depois de concluído o inquérito.
O corpo Ênio Knak Júnior, que ao lado do irmão formava a dupla Júnior e Marcel, foi enterrado na manhã de segunda-feira (20), em Santa Cruz do Sul, cidade natal do artista, no Vale do Rio Pardo. Pouco antes do enterro, cerca de 500 pessoas participaram da Missa de Corpo Presente, celebrada em uma capela no município. A morte do cantor causou comoção na região, principalmente entre fãs, amigos e familiares.
Apadrinhada pelo cantor Frank Aguiar, a dupla Júnior e Marcel fez shows nacionais e até mesmo fora do país, além de apresentações nas corridas de Fórmula-Truck. Além da dupla sertaneja, Júnior e Marcel frequentemente se apresentavam com a banda Ghermânia, da qual foram integrantes por aproximadamente 10 anos. O grupo, bastante famoso na região, é coordenado pelo pai dos jovens, o ex-músico Ênio Knak, de 54 anos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Atropelamento deixa 15 pessoas feridas no Litoral Norte do RS (Postado por Erick Oliveira)

Um atropelamento deixou pelo menos 15 pessoas feridas por volta das 3h30 desta terça-feira (21), no balneário de Quintão, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na Avenida Sparta, enquanto o grupo estava em um dos festejos de carnaval na rua. De acordo com a Brigada Militar de Quintão, três pessoas estão feridas com gravidade. Uma adolescente de 15 anos foi transferida para Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre.

O motorista estava em uma EcoSport e se negou a fazer o exame do bafômetro. Ele foi levado para a Delegacia de Cidreira. De acordo com o delegado Amílcar de Souza Neto, o condutor foi submetido a um exame clínico no posto de saúde de Pinhal. O homem foi detido e disse que entrou em pânico quando o grupo cercou seu carro.

"Ele alega que acelerou porque a multidão cercou seu carro e começou a destruir o veículo. De acordo com o depoimento, ele acelerou para fugir do local", explicou o delegado. O veículo também foi levado à delegacia e passará por perícia. Os feridos foram atendidos no posto de saúde de Quintão.

domingo, 19 de fevereiro de 2012


Vinho Tinto e Saúde

Neste Artigo:

- O Deus Baco
- O que é, afinal, o Vinho?
- Vinho tinto – Que benefícios traz?
- O que, no Vinho, pode ser benéfico?
- Vinho tem hora?

"O vinho é uma bebida extraída da uva, conhecido há milhares de anos. Por sua causa, muitos já escreveram livros, compuseram versos e em sua homenagem entoaram cânticos. A paixão pelo vinho é um sentimento amplamente compartilhado pelo mundo todo, desde os mortais até os deuses nas lendas gregas. Uma bebida tão curiosa que ganhou adeptos nos mosteiros, nos templos e nas tabernas. Mas qual é a relação do vinho com a saúde? Qual é a melhor hora para ele ser tomado? Quanto de vinho se deve beber com o objetivo de se manter saudável? Vamos conhecer um pouco sobre o assunto, a partir do qual se pode escolher: alegria ou embriaguez?"

O Deus Baco
Baco (nome latino) ou Dioniso (nome grego) é bastante conhecido das pessoas que apreciam o vinho, sendo reconhecido como deus do vinho e da embriaguez, da colheita e da fertilidade. A lenda conta que Baco era filho de Júpiter e Sêmele e que, quando já era adulto, descobriu as vinhas e seu uso. Instruído pela deusa Cibele, andou pelo mundo a ensinar aos homens o trato da videira e a arte de fabricar o vinho. Andou pela Trácia e pela Índia, montando um carro puxado por panteras e enfeitado com ramos de videira. Foi ele quem introduziu em Tebas as Bacanais, festas regadas a vinho e muita orgia. Os gregos tendem a considerar Baco protetor das belas-artes, mais especialmente do teatro, a partir das representações que faziam ao darem festas em honra ao deus do vinho.

Já a Bíblia diz que o vinho, desde o princípio, foi criado para a alegria, e não para a embriaguez. Esse princípio pode ter ocorrido há seis mil anos, desde quando o homem aprendeu a transformar a uva em vinho.

O hábito de tomar vinho foi se disseminando pelo mundo graças ao estado de bem-estar que ele produz, quando tomado em pequenas doses. Até mesmo pessoas que não bebem regularmente outras bebidas apreciam e reconhecem no vinho uma ‘bebida saudável’.

A Igreja elegeu o vinho a bebida que tem a função, durante o ritual da missa, de significar ‘o sangue de Cristo’. Para os cristãos, o vinho tomado pelo sacerdote durante a missa o santifica e o prepara para distribuir a comunhão aos fiéis. O vinho é, portanto, uma bebida ‘bendita’. Para compreender melhor o porquê, basta saber como ele é feito e quais são as propriedades da uva, seu principal componente.

O que é, afinal, o Vinho?
O processo de obtenção do vinho é, na verdade, bastante longo e sofisticado, passando por várias etapas. O vinho é uma bebida transformada em suco pela maceração da uva e, em seguida, fermentada alcoolicamente.

Nesse processo, a glicose se transforma em álcool etílico pela ação de microorganismos que existem na película que reveste a fruta.

Dizem os conhecedores que o vinho ‘tem alma’, pois é possível encontrar, na mesma bebida, sabor e aromas diferentes de uma safra para a outra e de uma marca para outra mais ainda.

A razão dessas diferenças é que a qualidade do vinho pode ser modificada dependendo de condições tais como: o ponto exato de maturação, o teor de açúcar e acidez, a coloração, o sabor, o aroma.

Essas condições, por sua vez, também dependem do tipo de solo em que as vinhas são plantadas, além da quantidade de sol, de chuva e do adubo. Para os conhecedores, a uva de uma mesma região, plantada em diferentes encostas, pode produzir vinhos diferentes, o que confere ao vinho um caráter original.

Paula Beatriz, engenheira agrônoma paulista, lembra que para chegar à nossa mesa, o vinho passa antes (na verdade, muitos anos antes) pela vindima, que é a colheita da uva, pela fermentação, que é a transformação do mosto (suco) da uva em vinho, depois ele é trasfegado (retirada das borras), clarificado, filtrado, e só então é colocado em tonéis ou pipas para a primeira fase do envelhecimento. Na segunda fase, o vinho é levado a envelhecer já engarrafado, em local escuro (adegas).

Vinho Tinto – Que benefícios traz?
A paixão pelo vinho desperta a motivação pelo estudo dessa bebida, existindo no mundo várias escolas dedicadas ao ensino da enologia (estudo do vinho). Dentre esses estudiosos está o professor de vinho Marcelo Copello, membro das associações brasileira e italiana de sommeliers (ABS e AIS). Copello considera o vinho um amigo do coração, e explica: "Além de nos proporcionar excelente prazer, tomar vinho é um grande aliado do coração. O resveratrol, um dos componentes do tanino, é uma substância encontrada na casca das uvas tintas. Esta substância aumenta o bom colesterol, reduzindo a quantidade do mau colesterol".

Que quantidade de vinho é recomendável, então? Embora amante e estudioso do vinho, Copello não aconselha a exceder na bebida. Ele dá a receita: Uma taça de vinho no jantar é o suficiente. E dá uma dica: "Recentemente, descobriram que os vinhos chilenos, pelas características das uvas, são os melhores para o colesterol", diz ele.

Para os estudiosos do vinho, a contra-indicação fica apenas por conta do excesso, que leva à embriaguez e a seus efeitos, como toda bebida. Um mau vinho, ou a combinação de vinho com outra bebida, pode ocasionar também fortes enxaquecas e a famosa ressaca do dia seguinte. Mas em matéria de vinho e dos efeitos benéficos para a saúde, há muito ainda que descobrir.

O que, no Vinho, pode ser benéfico?
Em seu livro "O Vinho Para Quem Tem Estilo", Marcelo Copello relata que há um capítulo dedicado ao vinho e a saúde, que foi submetido e aprovado por dois médicos. Segundo ele, "O vinho possui cerca de 400 substâncias e é uma bebida ainda pouco conhecida quimicamente. É virtualmente bom para quase tudo em nossa saúde". E acrescenta: "A lista é grande. Do coração à calvície. Do câncer e ao fígado. E na prevenção ao alcoolismo".

Uma questão que fica para ser investigada é se as propriedades benéficas estão exatamente na uva ou na composição da uva com o álcool. Caso a primeira hipótese seja a mais provável, isso mudaria a característica tão disseminada do vinho tinto, porque, neste caso, um simples suco de uva (sem álcool) poderia fazer o mesmo efeito. Mas não é bem assim. Copello diz que algumas das propriedades benéficas do vinho vêm da uva. "Mas para ter este benefício comendo uva", ele lembra, "uma pessoa teria que comer quilos de uvas todos os dias".

Ele ainda explica que "a maioria das propriedades benéficas do vinho advém da mistura de substâncias (álcoois, ácidos, taninos, etc.)" e que os taninos, por exemplo, bastante benéficos, são encontrados nas cascas das uvas tintas, bem como em diversas outras frutas e vegetais.

Vinho tem hora?
Para bom entendedor, vinho tem hora e lugar. Mas, em matéria de saúde, as opiniões variam muito de acordo com o costume de cada comunidade. Na Itália e no Chile, por exemplo, para citar apenas dois países, toma-se vinho a qualquer momento. Nos países tropicais, o recomendado é que se tome um cálice de vinho ao jantar.

Já na antiga Pérsia, pode-se vislumbrar os costumes em relação a tomar vinho, que incluíam o almoço e o café da manhã, pelos versos dos poetas:
A tulipa não vês, que da hora matinal
absorve da atmosfera o vinho celestial?
Faze com crença o mesmo, até que o céu um dia
te inverta para o chão, feito ânfora vazia.

Omar Khayyam, en O Rubaiyat
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.                 19 de Dezembro de 2005.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Polícia divulga gravações de assalto a banco com reféns em Porto Alegre (Postado por Erick Oliveira)

Gravações das negociações e imagens em vídeo da parte interna do banco Bradesco da Avenida Azenha, em Porto Alegre, invadido por homens armados e que usaram uma cadeira de rodas para entrar no local, foram divulgadas pela Brigada Militar neste último domingo (12). O assalto frustrado ocorreu na quinta-feira (9) à tarde. Dentro da agência, três homens fizeram 35 reféns. Todos foram soltos e eles se entregaram após quatro horas.
As ligações foram iniciadas pelos próprios criminosos, que ligaram para o 190 para fazer exigências. "Em um primeiro momento as exigências eram fortes, e haveriam seis delinquentes lá dentro", diz o major Francisco Vieira, que iniciou as negociações via telefone. Segundo ele, o homem que mantinha o contato usava um codinome. "Teve um momento bem tenso onde foi exigida a presença mais aproximada do negociador com esse camarada com quem estávamos negociando, que se intitulava Guerreiro", conta.
Os homens que invadiram o banco pela entrada para pessoas com cadeiras de rodas, sem detector de metais, exigiam a presença de um defensor público, da imprensa e de familiares. O negociador pedia calma, enquanto "Guerreiro" mostrava nervosismo ao telefone.
Dentro do banco, os criminosos usaram lacres que geralmente fecham malotes para "algemar" as pessoas, de acordo com o relato do major Vieira. Ainda segundo o policial, havia uma corda no local, que eles usariam para sair juntos da agência, o que acabou sendo descartado. Os três homens que estavam no interior do banco se entregaram entre os reféns que eram liberados em duplas ou trios.
Os policiais conseguiram identificar os suspeitos durante a negociação e conseguiram fotos dos rostos deles, que já tinham passagem pela polícia. Nas saídas, eles compararam as imagens e os prenderam. "A gente sempre trabalha no sentido de acalmar, tranquilizar. A Brigada Militar tem a postura de preservar vidas e aplicar a lei", conclui.
A ação envolveu cerca de cem homens da Polícia Civil e da Brigada Militar. A primeira viatura chegou à agência minutos depois do início do assalto, atendendo a um chamado pelo telefone 190.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bebê de 6,2 kg nasce em hospital de Passo Fundo, RS (Postado por Lucas Pinheiro)

Um nascimento chamou a atenção dos médicos do Hospital da Cidade, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta (10). De acordo com o hospital, uma gestante deu à luz um bebê de 6,2 kg. Uma semana antes do parto, os exames já apontavam que o menino estava com 5 kg.

Após a cesariana, a criança foi encaminhada para a UTI neonatal por procedimento padrão. De acordo com os médicos, o menino passa bem. A mãe segue em observação no bloco pós-cirúrgico. O superbebê recebeu o nome de Felipe.

Depois de quatro horas, reféns são soltos e assaltantes se rendem no RS (Postado por Erick OLiveira)

Terminou por volta das 20h20 o assalto a uma agência do banco Bradesco na Avenida Azenha, em Porto Alegre. A liberação dos cerca de 30 reféns começou por volta das 18h30 e foi concluída às 20h15. O último homem a deixar o banco era um dos assaltantes e foi revistado e algemado pela polícia. O trânsito no local foi liberado às 20h28. Não houve feridos.
Os outros dois assaltantes saíram mais cedo, em meio aos reféns, e foram presos. O comandante do policiamento de Porto Alegre, coronel Atamar Cabreira, explicou que durante a negociação os três assaltantes que mantiveram os reféns dentro da agência bancária foram identificados. Em seguida, os policiais tiveram acesso a fotos de cada um deles. "Eles estavam alterados no início, mas depois a situação foi se acalmando. Nenhum deles parecia estar sob efeito de drogas", disse.
No momento, a perícia trabalha no local. "As armas foram deixadas dentro do banco", contou. Ainda segundo o coronel, em frente à agência foram apreendidas armas, possivelmente de outros homens que dariam apoio na fuga e teriam conseguido fugir. De acordo com informações da polícia, a negociação evoluiu com a chegada de parentes dos assaltantes, uma das exigências feitas pelos homens.
A ação envolveu cerca de cem homens da Polícia Civil e da Brigada Militar. Os homens invadiram a agência do Banco Bradesco por volta das 16h15 desta quinta (9) e fizeram 30 reféns. A primeira viatura da polícia ao local minutos depois de um chamado ao 190. Os assaltantes saíam do banco e viram os policiais. Foi então que retornaram ao interior da agência e fizeram os reféns. Após quatro horas de negociação, parentes dos assaltantes chegaram ao local, como solicitado por eles mesmos, dando fim à ação. As negociações foram conduzidas pelo Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate).
Ao saber do assalto, familiares dos reféns foram para o local. Do lado de fora, foram duas horas de espera até a primeira refém ser solta, por volta das 18h30. Quatro mulheres foram as primeiras a deixar o banco. Entre elas, uma grávida de oito meses. Todas foram levadas ao hospital. Depois de uma hora, começou a libertação dos outros reféns, que foram saindo em duplas.
Jefferson Machado, de 33 anos, não se conteve quando avistou sua mulher deixando a agência. Ele furou o bloqueio policial e correu em direção à esposa, Priscila Machado. "Já estava pensando que não conseguiria viver sem minha mulher. Estava com medo que ela desmaiasse, porque quando ela fica nervosa ela desmaia", disse ao G1, depois de ter reencontrado Priscila. O casal tem dois filhos: um de 9 meses e outro de 8 anos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Assaltantes mantêm reféns em agência bancária de Porto Alegre (Postado por Lucas Pinheiro)

Assaltantes invadiram uma agência do Banco Bradesco na Avenida Azenha, em Porto Alegre, e fizeram reféns na tarde desta quinta-feira (8). De acordo com informações preliminares da polícia, os homens anunciaram o assalto pouco antes das 16h. Ainda não há informações sobre a quantidade e a situação dos reféns.

"É uma ocorrência de alto risco que está sendo acompanhada pelo Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate). O que sabemos, em princípio, é que foi um assalto frustrado. Não sabemos quantos assaltantes são e nem quantos reféns estão no interior da agência. Trataremos esta ocorrência com muita conversa e negociação para não expor a vida de ninguém", disse o major Luiz Porto, subcomandante do 1° Batalhão da Brigada Militar.

Com o isolamento da área, o comércio da Avenida Azenha foi todo fechado. O trânsito está sendo desviado pela Avenida Florianópolis.

Enólogo morre ao cair dentro de reservatório de vinho no RS (Postado por Lucas Pinheiro)

Um enólogo de uma vinícola de Barra do Ribeiro, a 29 quilômetros de Porto Alegre, foi encontrado morto na manhã desta quinta (9) dentro de um reservatório de vinho. De acordo com a polícia, ele perdeu o equilíbrio enquanto trabalhava às margens do reservatório de 12 mil litros. A polícia acredita que foi um acidente de trabalho, já que não há sinal de violência no corpo.

O enólogo tinha 50 anos e era o responsável pela confecção e fermentação dos vinhos da Vinícola Laurentia. A polícia suspeita que o funcionário não estava usando máscara, equipamento obrigatório em locais onde há fermentação de vinho. Cinco mil quilos de uva haviam sido colocados na quarta-feira (8) para a fermentação. A empresa fará uma lavagem em todos os equipamentos. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O corpo já foi encaminhado para autópsia no Departamento Médico Legal (DML).

Em contato com o G1, a gerente da vinícola informou que o proprietário adiantou o retorno de uma viagem para acompanhar as investigações. Ainda não houve manifestação oficial da empresa sobre o ocorrido.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Estátua de Brizola



Esta escultura em bronze de Leonel Brizola, feita pelo artista Otto Dumovich, o mesmo da estátua de Caymmi, no Rio, vai enfeitar o Largo da Legalidade, em Porto Alegre, em comemoração aos 50 anos da Cadeia da Legalidade.

Brizola foi um grande brasileiro. Merece.

Ancelmo Góis

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.