segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

No Rio Grande do Sul, o PMDB prefere Serra a Dilma


A despeito da recondução de Michel Temer ao comando partidário, o PMDB do Rio Grande do Sul continua torcendo o nariz para Dilma Rousseff.



O triunfo de Temer, a um passo de virar candidato a vice na chapa de Dilma, animou o PT a tentar atrair para o seu projeto o PMDB gaúcho.



Ouça-se o que diz o líder de Lula na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP):



“Queremos que o PMDB do Brasil inteiro apoie a Dilma. Se for assim, no Rio Grande do Sul, ela terá dois palanques: de Tarso Genro e de [José] Fogaça”.



Nos próximos dias, o assédio a Fogaça (na foto), prefeito pemedebê de Porto Alegre, vai aumentar. Mas são mínimas as chances de êxito da pressão.



Presidente do diretório do PMDB na capital gaúcha, o deputado estadual Fernando Záchia, falou sobre o tema numa entrevista ao repórter João Guedes.



Vai abaixo a parte final da conversa:





– Sem candidatura própria, o PMDB gaúcho vai seguir a tendência de apoiar Dilma?
O PMDB nacional está muito confortável em apoiar Dilma. Problema teremos aqui porque Fogaça vai ter um palanque divergente de Tarso Genro. Teríamos dificuldade em defender o projeto nacional do PT e, ao mesmo tempo, tomar porrada do PT aqui.
– Não haverá apoio a Dilma?
Ficaria completamente contraditório. No máximo, vão querer deixar aqui o PMDB solto, mas como participar de um processo eleitoral sem discutir a Presidência? O PMDB gaúcho e dos Estados dissidentes devem ter a possibilidade de defender outra candidatura.
– A candidatura de Serra?
Eu queria defender a do PMDB. Mas, dentro desse quadro, que não é finalizado, ainda acho que a do Serra é muito mais simpática que a da Dilma.
– Há possibilidade de adotar uma posição neutra?
A neutralidade não cabe. Acho que temos de ter posição contrária à manifestação do PMDB nacional. Se o cenário for esse, com Ciro, Dilma e Serra, que nos deem alternativa. A maioria do PMDB gaúcho vai defender a alternativa do Serra.





Afora o Rio Grande do Sul, a dissidência anti-Dilma se estende, por ora, ao PMDB de outros quatro Estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco.



As chances de os dissidentes arrancarem o PMDB nacional do colo de Dilma são mínimas, praticamente inexistentes.



O poder de fogo da turma do contra foi exibido na convenção do último sábado (6). Revelou-se irrisório. Foram esmigalhados pelo blocão reunido ao redor de Temer e de tudo o que ele representa.



A legislação eleitoral não impede que os diretórios insurretos adotem nos Estados posição divergente da que será aprovada na convenção nacional.



Na hipótese de obter o apoio dos pemedebês revoltosos, Serra auferirá dividendos relativos. Ganhará palanques vistosos em praças importantes.



Mas o palanque que interessa, o eletrônico, irá para Dilma. Referendada a aliança com Dilma, o tempo de rádio e de TV do PMDB servirá de vitrine para a candidata de Lula.



- PS.: Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 04h38

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.