sábado, 15 de setembro de 2012

Após eliminar 45 kg, estudante do RS descobre paixão pela corrida de rua (Postado por Lucas Pinheiro)

 Emagrecer não é só uma questão de estética, mas também de saúde, principalmente para quem tem fatores genéticos que aumentam o risco de doenças. No caso do estudante Matheus da Silva Nunes Freitas, de Bagé (RS), a luta contra a genética foi determinante para a decisão de perder peso.

“Meu pai tem problemas cardíacos e isso me fez tomar uma atitude. A genética já contribuía, então se eu contribuísse também, os problemas iriam aparecer rápido”, avalia. O jovem, então, mudou os hábitos alimentares e começou a caminhar. Não demorou para Matheus descobrir a paixão pela corrida de rua: hoje, com 80 kg, 45 kg a menos do que tinha quando resolveu mudar de vida, ele participa de competições na sua cidade e também em localidades vizinhas.

 Correr virou obrigação na rotina do estudante: todos os dias, inclusive aos finais de semana, ele corre no mínimo 5 quilômetros. Além de queimar calorias com a corrida, ele também entrou na academia para ganhar massa muscular.

A mudança também foi radical na alimentação e o estudante teve que abrir mão de prazeres que eram comuns no seu dia a dia. “Cortei lanches, frituras e principalmente o pão. Antes, eu comia uns quatro pães antes de dormir e hoje não como mais”, conta. Para ele, os dois primeiros meses foram os mais difíceis. “Minha namorada queria sair para comer um lanche e eu tinha que pedir uma salada e ficar me segurando”, lembra.

 Mas como tudo é uma questão de hábito, Matheus acabou se acostumando com a nova alimentação. “É muito difícil eu sair da dieta. Do mesmo jeito que você se acostuma a comer mal, você também pode se acostumar a comer bem”, diz.

O cardápio do jovem hoje é cheio de frutas, saladas e pães integrais e ele abandonou o hábito de passar horas sem comer.

Dentro da sua casa, a alimentação também mudou. “Comíamos fritura quase todos os dias e hoje é muito difícil ter. Comemos muita salada”, conta. A namorada de Matheus também passou a comer melhor e aprovou a mudança do namorado. “Ela ganhou um novo namorado, cortou o namorado no meio”, brinca o jovem.

 Problemas que o estudante tinha antes também desapareceram. “Eu tinha muita azia e dor no estômago porque eu comia muita porcaria. Sofria também com dores de cabeça e achava que era problema nos meus olhos, mas os óculos não resolveram. Perder peso resolveu e hoje não sinto mais nada disso”, conta.

Para Matheus, a grande dica é ser persistente e não desistir nas primeiras semanas. “Os primeiros dias são os piores, mas depois que a pessoa cria um hábito saudável, isso só vai trazer benefícios que melhoram todos os aspectos da saúde”, conclui. Feliz com o resultado que atingiu, 80 kg, ele pretende continuar com esse estilo de vida. “Depois de muitas tentativas, eu consegui. Minha vida mudou”, avalia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.