quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Com relação as capitais, as que mais fuma são Porto Alegre (23%), Curitiba (20%) e São Paulo (19%). Teresina aparece com 15%.


Profissionais da saúde são capacitados no combate ao fumo

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Sesapi faz treinamento
Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. No Piauí, a data está sendo lembrada nesta quarta e quinta-feira (30) com um treinamento de abordagem intensiva e tratamento do tabagismo, no auditório do HEMOPI.
Profissionais entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos de todo o Piauí participam de várias atividades que serão desenvolvidas por técnicos e especialistas através de palestras, aulas dinâmicas e elaborações de tarefas específicas de combate ao fumo.
A campanha deste ano, organizada no estado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso e a Supervisão Estadual do Programa de Controle do Tabagismo trás o tema: “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”.
“Este treinamento é uma forma de comemorar esta data mostrando aos nossos servidores da Sesapi e do Piauí que a cada dia é preciso se reciclar a ponto de receber novos aprendizados na técnica de abordagem aos dependentes do tabaco”, destaca Célia Oliveira, supervisora.

Diversos temas serão abordados durante a capacitação, como a importância de perceber o tabagismo como dependência, além das estratégias para um ambiente livre de fumo, as bases de abordagem do tratamento do fumante, o apoio medicamentoso, dentre outros.
“O fumo é tido hoje como um grave problema de saúde pública, por isso a Sesapi faz esse elo com os municípios a fim de oferecer após estes treinamentos um serviço satisfatório a nossa população”, frisou Danilo Aragão, coordenador estadual de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso.
“Sempre realizamos atividades na área de dependentes do cigarro e agora já estamos no quarto grupo, cada grupo possui uma média de 15 pessoas que passam por um tratamento de 10 semanas e deste total, apenas duas ou três pessoas desistem do tratamento. Isso nos estimula e mostra a eficiência desta parceria”, explica a assistente social Sime Fontenele, assistência social da cidade de Piracuruca. Lá, as atividades são desenvolvidas no Centro de Apoio Psicossocial.
Números - O Brasil vem sofrendo gradativamente queda do número de fumantes, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). A redução chegou a 14,8% em 2011. Com relação as capitais, as que mais fuma são são Porto Alegre (23%), Curitiba (20%) e São Paulo (19%). Teresina aparece com 15%.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.