quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Governo do RS antecipa pagamento do Bolsa Família a atingidos por seca (Postado por Lucas Pinheiro)

Começa nesta quarta-feira (18) o pagamento antecipado do benefício de janeiro do Bolsa Família a vítimas da estiagem no Rio Grande do Sul. As famílias cadastradas no programa em 142 cidades que tiveram decreto de emergência homologado pela Defesa Civil poderão sacar o valor nas agências da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a o Governo Federal, o pedido de antecipação foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os benefícios de fevereiro também foram adiantados e poderão ser sacados a partir do dia 14 de janeiro para quem tiver a autorização. A antecipação também foi concedida a Minas Gerais, onde 166 municípios foram atingidos por enchentes, e outros estados da região sudeste, que também são castigados pelo excesso de chuvas.

Os pedidos de antecipação devem ser encaminhados pelas prefeituras às secretarias estaduais de Assistência Social.

Quase 300 municípios em situação de emergência
A estiagem já afeta quase 300 municípios no estado. Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 18h desta terça-feira (17), 298 das 496 cidades tiveram o decreto de situação de emergência homologado. Outras 15 estão em estado de alerta, com Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). Ainda de acordo com o boletim, seca atinge quase 1,7 milhão de pessoas.

Clima desértico
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), duas cidades do Rio Grande do Sul registraram clima comparável ao de deserto na tarde desta terça-feira (17). Na fronteira oeste, São Gabriel apresentou uma temperatura de 36°C e a umidade relativa do ar de apenas 13% às 16h. Às 17h, a cidade de Alegrete, na região sudoeste, ultrapassou esta marca, atingindo os 12% de umidade relativa do ar. Abaixo dos 10%, o clima é considerado desértico.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.