segunda-feira, 14 de abril de 2008

Gaúcha é a nova miss Brasil; confira os bastidores do concurso



GABRIELA QUINTELA
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
da Folha Online

"Vou ajudar minha família, comprar um 'apartamentozinho', guardar um pouquinho...", diz a nova miss Brasil, a gaúcha Natália Anderle, 22, sobre o destino que dará ao prêmio de R$ 200 mil a que tem direito após a vitória no concurso. Ela recebeu a coroa de outra Natália, a Guimarães, miss Brasil 2007, neste domingo (13). O evento foi realizado no Citibank Hall, na zona sul de São Paulo, e transmitido pela Band.

"Eu acreditava que ia ganhar, e quando a gente acredita e se dedica, consegue", afirma a gaúcha --que venceu o Miss Rio Grande do Sul representando o município de Encantado (140 km de Porto Alegre).
Fábio Nunes/Divulgação
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008

E a nova miss Brasil vai conseguir dormir hoje à noite? "Ai, eu não sei. Quem sabe, um pouquinho."

Natália representará o Brasil no Miss Universo, que será disputado no Vietnã.

*

A representante de Minas Gerais, Marina Marques, 19, que parece a irmã mais nova da também mineira Natália Guimarães, terminou em quinto lugar. Em quarto, uma surpresa: a miss São Paulo, Janaína Barcelos --apontada como favorita ao título. A candidata de Goiás ficou com a terceira colocação e o título de miss Brasil Beleza Internacional. A vice-campeã é a cearense Vanessa Vidal, que recebe o título de miss Brasil Mundo.

*

Adalgisa Colombo, miss Brasil 1958, foi homenageada no palco do evento. Bem-humorada, ela afirma que o concurso resiste ao tempo porque é "do bem". Sobre o vice-campeonato de Natália Guimarães no Miss Universo, Adalgisa diz apenas que foi "uma sacanagem", e que a japonesa Riyo Mori, que ficou com o título, é "feia".

*

"Eu já tinha feito alguns eventos de moda. Claro que não dá para cantar uma música de protesto, mas é divertido", avalia Gabriel O Pensador, responsável pela trilha sonora para um dos desfiles da noite. Jorge Ben Jor e Alexandre Pires também se apresentaram durante o concurso.

*

Durante os intervalos da transmissão, ouve-se uma espécie de jogral: "Bahia!", "Olha a gaúcha!", "Piauí!". Enquanto isso, um repórter do programa "CQC (Custe o que Custar)", da Band, entrevista os jurados.

*

As perguntas para as dez finalistas seguiam no marasmo de sempre, até que chega a vez da miss Ceará, Vanessa Vidal, 24. Primeira surda a disputar o concurso, ela é perguntada por um jurado sobre o que o Ceará tem de melhor, e sua resposta é traduzida por uma intérprete. O ineditismo da situação deixa parte do público emocionada --há pessoas com os olhos marejados. "É emocionante, não é?", comenta uma mulher na platéia.

Com a segunda colocação, Vanessa será a representante do país no concurso Miss Mundo 2008. "Com certeza serei uma vitoriosa. Vamos acabar com o preconceito e com a discriminação", afirma.

"Eu estava esperando que ela ganhasse, claro, mas agora nós vamos para o Miss Mundo!", diz Eudóxia Lima, mãe de Vanessa.

*

A miss Brasil 2006, a gaúcha Rafaela Zanella, 21, fez parte do júri. Ela, que foi uma das 15 finalistas quando disputou o Miss Universo, dá conselhos para a sua conterrânea se dar bem na próxima etapa: "Tem que ter muita dedicação. E não adianta seguir os conselhos só da família, tem que ter ajuda de alguém que realmente entende de moda e de miss", avalia. E existe lobby no Miss Universo? "Não. Pelo menos, no ano em que eu disputei, não houve."

*

Além de não ter ficado entre as quinze finalistas, a candidata de Tocantins, Kelly Aquino, 20, também lamentava não ter conseguido tirar uma foto com o cantor Alexandre Pires. Ela expressava ainda o seu descontentamento com o resultado do concurso. "Todas nós estávamos torcendo para a São Paulo e a Goiás. Elas mereciam."

*

"Meu namorado tem fazenda", responde Natália Guimarães, 23, quando perguntada sobre onde vai criar a prenhez que ganhou de presente dos organizadores de um leilão no hotel Copacabana Palace, no Rio. O pai da agora ex-miss, Gilberto Guimarães, ainda não conhece o novo namorado da filha --o cantor Leandro, do KLB. Ele explica que, por morar em Nova York, também não conhece nenhuma das músicas do "genro".

"Quero saber quais são as intenções do rapaz!", diz ele à filha. "Ah, o Leandro te mandou um beijo...", responde Natália.

Gilberto Guimarães acompanhou no México a disputa do Miss Universo 2007, e diz ter sentido "o que o mundo inteiro sentiu" quando a filha ficou em "apenas" segundo lugar: "decepção".

*

"Agora eu vou aproveitar a minha juventude. Quero cursar interpretação, arquitetura, direito...", diz Natália, que nos últimos dias chegou a propor, em tom de brincadeira, que o mandato de miss Brasil passasse a ter reeleição.

*

Enquete

Enquete da Folha Online sobre as candidatas ao título de miss Brasil apontou vitória da representante do Ceará, com 20% dos votos. A miss São Paulo teve 15% da preferência dos leitores, seguida pela candidata do Rio Grande do Sul, com 14%. A enquete teve 3.571 votos.

Leia mais

* Pouco fotogênicas, candidatas ensaiam em SP para o Miss Brasil
* "Playboy" quer a irmã caçula de Zezé
* Com candidata surda, Band transmite Miss Brasil com legenda
* LIVRARIA: Série com CDs ensina inglês, italiano, chinês e outras línguas em 15 minutos ao dia

Especial

* Leia o que já foi publicado sobre misses

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.