Barco turístico fica, primeiramente, disponível apenas para visitação.
Foram oito meses sem funcionar após temporal que virou a embarcação.
Depois de virar com o vento forte no temporal que atingiu Porto Alegre no fim de janeiro, o barco Cisne Branco, um dos símbolos turísticos da capital gaúcha, foi reaberto nesta terça-feira (27), data que marca o Dia Mundial do Turismo. Pelo menos 150 pessoas estiveram no Cais do Porto pela manhã para prestigiar a reabertura.
Inicialmente, o barco receberá apenas visitação. Para que possa voltar a navegar, é necessária uma vistoria realizada pela Capitania dos Portos. O que deve ocorrer até a próxima semana, conforme expectativa da proprietária da embarcação, Adriane Hilbig.
Foram oito meses sem o Cisne Branco nas águas do Guaíba. Após o barco virar com o vento, os trabalhos para fazer com que ele flutuasse novamente duraram 58 dias. E foi aqui que ficou constatado que ele precisaria de uma reforma quase completa. Sobrou somente a estrutura.
Levado para um estaleiro de São Jerônimo, na Região Metropolitana, às margens do Rio Jacuí, o Cisne Branco foi reformado. Foram seis meses de trabalho na recuperação do casco, e apenas 15 dias para colocação de mobiliário interno, piso, forro, instalação de itens de segurança e pintura.
Durante a inauguração, o cheiro da tinta branca fresca ainda estava no ar. "Só a casca ficou, é um barco novo", explica a arquiteta Ágatha Arboitte, que, ao lado de Monique Fontes, assina o projeto da reforma e ocupa o posto de madrinha da embarcação.
O custo total foi de R$ 1,5 milhão, quantia doada por empresas. O primeiro teste na água ocorreu no começo de setembro.
Não ficou confirmado o que exatamente causou a destruição do barco, mas a hipótese levantada na época foi que o vento jogou o Cisne Branco várias vezes contra o cais, quebrando as janelas da embarcação. A água entrou, desestabilizando o barco, que acabou virando.
O Cisne Branco é utilizado para turismo fluvial, entretenimento e lazer flutuante. Também fica disponível para passeios e eventos empresariais e sociais.