terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prefeituras da Zona Sul do RS param para pedir sanção dos royalties (Postado por Lucas Pinheiro)

 Prefeitos de 22 cidades da Região Sul do Rio Grande do Sul decretaram ponto facultativo nesta terça-feira (27) e tomaram as ruas de Pelotas para pedir a sanção do projeto de redistribuição dos royalties do petróleo.

Organizado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o ato foi um contraponto à mobilização realizada na segunda-feira (26), que reuniu cerca de 200 mil pessoas no Rio de Janeiro, pedindo que a presidente Dilma Rousseff vete a divisão dos royalties.

Aprovado na Câmara dos Deputados no início deste mês, o projeto de lei 2565 redistribui os royalties da exploração do petróleo no país entre todos os estados e municípios brasileiros, mais o Distrito Federal, e reduz o percentual que hoje vai para os estados e municípios produtores, como o Rio de Janeiro. O prazo de 15 dias úteis para a presidente vetar ou sancionar o projeto vence na sexta-feira (30).

Outra reivindicação dos prefeitos da Zona Sul é o repasse de uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Azonasul, as prefeituras enfrentam grave crise financeira de cortes no valor do repasse, causado pela queda de 2% no crescimento do PIB e da redução do imposto sobre automóveis.

Segundo a Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), as prefeituras gaúchas deixarão de receber, até o final do ano, cerca de R$ 300 milhões de recursos do FPM. O montante ameaça o fechamento das contas de 90% das prefeituras que precisam encerrar o ano sem acumular despesas à próxima administração, diz a entidade.

A Famurs também articula uma mobilização regional em conjunto com os municípios dos estados de Santa Catarina e Paraná para a próxima quinta-feira (29). A orientação das associações é fazer as prefeituras dos 1.188 estados do Sul decretarem ponto facultativo na data, mantendo apenas os serviços essenciais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.