quinta-feira, 5 de abril de 2012


Rio Grande do Sul registra 

rajadas de vento de até 108

 km/h 
05 de abril de 2012  10h38  atualizado às 12h20

Em Porto Alegre, a chuva chegou pela manhã acompanhada de ventos. Segundo o Inmet, às 9h foram registradas rajadas de 47 km/h na capital gaúcha. Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra
Em Porto Alegre, a chuva chegou pela manhã acompanhada de ventos. Segundo o Inmet, às 9h foram registradas rajadas de 47 km/h na capital gaúcha

Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra

Uma forte ventania atingiu o Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira, segundo a Climatempo. Em Uruguaiana, na fronteira oeste, as rajadas chegaram a 108 km/h, de acordo com dados meteorológicos do aeroporto do município.
Em Santiago, na região sudoeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma rajada de 85 km/h por volta das 8h. O vento foi provocado pela passagem de nuvens muito carregadas de uma frente fria. Entre 7h e 8h, choveu aproximadamente 8 mm no município.
Rajadas de vento menos intensas ocorreram também em outras localidades gaúchas. O Inmet registrou 57 km/h às 9h em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. No mesmo horário, Porto Alegre tinha rajadas de 47 km/h e Soledade, no norte, de 50 km/h.
Conforme a Climatempo, toda a região Sul está sujeita a ventos intensos durante o dia. As rajadas podem superar os 80 km/h também em áreas de Santa Catarina e do Paraná, mesmo sem chuva. Há risco de destelhamentos e de quedas de árvores.
A frente fria também traz chuva moderada a forte para toda a região, com possibilidade de raios. No Rio Grande do Sul, chove principalmente pela manhã e no começo da tarde. Em Santa Catarina e no Paraná, a precipitação ocorre principalmente à tarde e à noite.
Terra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.