sábado, 17 de dezembro de 2011

Usuários do ônibus da Balada Segura aprovam a estreia do serviço (Postado por Lucas Pinheiro)

Além de opção para retornar da festa em segurança, os primeiros usuários da linha de ônibus C4 Balada Segura encontraram outra utilidade para o serviço inaugurado na noite de sexta-feira (16), em Porto Alegre. "Em um ônibus desses, a gente conhece novas pessoas. Dá para aproveitar o clima de brincadeira e fazer novas amizades", disse Danielle Lopes, de 25 anos, que aproveitou a carona depois de uma noite de diversão com as amigas no centro da capital gaúcha.

O G1 acompanhou a primeira madrugada do serviço em Porto Alegre. Em média, o trajeto demora cerca de 45 minutos e passa pelos principais bairros boêmios da capital gaúcha. Para pegar carona, as pessoas não precisarão caminhar até os pontos de ônibus. Basta fazer o sinal que o motorista para para os passageiros.

"Achei ótimo. É isto que se procura. Voltar para casa tranquila depois de beber", avaliou Janyne Azeredo Decken, 26 anos.

Ainda desconhecido pelos baladeiros, o movimento foi fraco na estreia. Quando o veículo partiu para a viagem inicial, autoridades, como o prefeito José Fortunati, o presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Cappellari, e o diretor-geral da Carris (empresa pública de transporte coletivo da capital gaúcha), Carlos Alexandre Ávila, dividiram o espaço dentro do ônibus com integrantes da imprensa.

Os primeiros passageiros começaram a entrar somente quando o veículo trafegava pela Cidade Baixa, um dos bairros de maior movimento na noite de Porto Alegre. Ali, no encontro entre as ruas José do Patrocínio e República, o prefeito José Fortunatti desceu do ônibus para conversar com pessoas e explicar a importância da criação da nova linha de transporte público.

"Se for flagrado dirigindo embriagado, além da pessoa levar uma multa pesada, vai perder a carteira e ter o carro apreendido. É questão de responsabilidade. Eu sou a favor de sair para beber com os amigos. Mas, na medida que eu bebo, é claro que vou transformar meu carro em uma arma. A vida continua no dia seguinte. Nada melhor do que sair com os amigos, beber e depois pegar um ônibus para voltar para casa com segurança", afirmou o prefeito de Porto Alegre.

Eduardo Henrique Peixoto, de 18 anos, Eduardo Machado, de 26, e Matheus Melo, 20, ficaram sabendo que a nova linha começaria a circular na noite de sexta-feira e encararam a viagem apenas para conhecer melhor o itinerário do C4 Balada Segura. Empolgados com a nova opção de deslocamento, já fazem planos para quando o movimento no ônibus aumentar.

"A festa já vai começar dentro do ônibus. Vai ser muito bom quando estiver lotado de gente indo para a balada. O que me preocupa são as brigas que podem acontecer dentro do ônibus – disse o mais jovem do grupo, Eduardo Henrique Peixoto.

Segurança

 A preocupação de Jones Soares, 28 anos, é a mesma. No local de partida da linha, esperou até o último momento para verificar se realmente era seguro e, aí sim, embarcar no veículo.

"Eu tenho minhas dúvidas. Por enquanto não tem movimento. Mas depois que o ônibus lotar, acho que vai ficar complicado. Os marginais sabem que o pessoal esta saindo pra noite com dinheiro no bolso. Mas vamos ver no futuro", disse Jones.

Vanderlei Cappellari, presidente da EPTC, garante que os cuidados com a segurança foram tomados. Ele explica que o itinerário foi planejado para que o veículo transitasse somente em locais de boa iluminação.

"Tem que se ter uma atenção especial com esta linha. Como as pessoas não precisarão ir até a parada para pegar o ônibus, vai facilitar. Podem ficar esperando em frente a casa noturna que o motorista do ônibus para o carro assim que alguém fizer o sinal – disse Cappellari.

O Major Maya, da Brigada Militar de Porto Alegre, acompanhou o percurso inicial a bordo do C4 Balada Segura. No entanto, em dias normais, não está programada a presença de uma autoridade policial dentro do ônibus.

– Faremos abordagens sistemáticas no ônibus a noite toda. Iremos adentrar ao veículo em locais estratégicos e abordar aqueles que forem suspeitos – disse o intregrante da Brigada Militar de Porto Alegre.

Números das blitz em Porto Alegre

Desde o início de 2011, a EPTC e a Brigada Militar já realizaram 531 blitz de trânsito em Porto Alegre. O número de pessoas flagradas no bafômetro até esta sexta-feira é de 344. Outras 530 se recusaram a soprar o aparelho. Os dados mostram que grande parte dos porto-alegrenses ainda pegam o volante depois da ingestão de bebida alcólica, mas o índice vem diminuindo a cada dia.

– Nas primeiras blitz que realizamos, chegava a 20% o número de pessoas pegas no bafômetro. Hoje em dia este número caiu para 8%, 10% – disse Max Bueno, fiscal da EPTC.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.