
GABRIELA QUINTELA
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
da Folha Online
"Vou ajudar minha família, comprar um 'apartamentozinho', guardar um pouquinho...", diz a nova miss Brasil, a gaúcha Natália Anderle, 22, sobre o destino que dará ao prêmio de R$ 200 mil a que tem direito após a vitória no concurso. Ela recebeu a coroa de outra Natália, a Guimarães, miss Brasil 2007, neste domingo (13). O evento foi realizado no Citibank Hall, na zona sul de São Paulo, e transmitido pela Band.
"Eu acreditava que ia ganhar, e quando a gente acredita e se dedica, consegue", afirma a gaúcha --que venceu o Miss Rio Grande do Sul representando o município de Encantado (140 km de Porto Alegre).
Fábio Nunes/Divulgação
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
As duas Natálias, Anderle e Guimarães, posam após o concurso Miss Brasil 2008
E a nova miss Brasil vai conseguir dormir hoje à noite? "Ai, eu não sei. Quem sabe, um pouquinho."
Natália representará o Brasil no Miss Universo, que será disputado no Vietnã.
*
A representante de Minas Gerais, Marina Marques, 19, que parece a irmã mais nova da também mineira Natália Guimarães, terminou em quinto lugar. Em quarto, uma surpresa: a miss São Paulo, Janaína Barcelos --apontada como favorita ao título. A candidata de Goiás ficou com a terceira colocação e o título de miss Brasil Beleza Internacional. A vice-campeã é a cearense Vanessa Vidal, que recebe o título de miss Brasil Mundo.
*
Adalgisa Colombo, miss Brasil 1958, foi homenageada no palco do evento. Bem-humorada, ela afirma que o concurso resiste ao tempo porque é "do bem". Sobre o vice-campeonato de Natália Guimarães no Miss Universo, Adalgisa diz apenas que foi "uma sacanagem", e que a japonesa Riyo Mori, que ficou com o título, é "feia".
*
"Eu já tinha feito alguns eventos de moda. Claro que não dá para cantar uma música de protesto, mas é divertido", avalia Gabriel O Pensador, responsável pela trilha sonora para um dos desfiles da noite. Jorge Ben Jor e Alexandre Pires também se apresentaram durante o concurso.
*
Durante os intervalos da transmissão, ouve-se uma espécie de jogral: "Bahia!", "Olha a gaúcha!", "Piauí!". Enquanto isso, um repórter do programa "CQC (Custe o que Custar)", da Band, entrevista os jurados.
*
As perguntas para as dez finalistas seguiam no marasmo de sempre, até que chega a vez da miss Ceará, Vanessa Vidal, 24. Primeira surda a disputar o concurso, ela é perguntada por um jurado sobre o que o Ceará tem de melhor, e sua resposta é traduzida por uma intérprete. O ineditismo da situação deixa parte do público emocionada --há pessoas com os olhos marejados. "É emocionante, não é?", comenta uma mulher na platéia.
Com a segunda colocação, Vanessa será a representante do país no concurso Miss Mundo 2008. "Com certeza serei uma vitoriosa. Vamos acabar com o preconceito e com a discriminação", afirma.
"Eu estava esperando que ela ganhasse, claro, mas agora nós vamos para o Miss Mundo!", diz Eudóxia Lima, mãe de Vanessa.
*
A miss Brasil 2006, a gaúcha Rafaela Zanella, 21, fez parte do júri. Ela, que foi uma das 15 finalistas quando disputou o Miss Universo, dá conselhos para a sua conterrânea se dar bem na próxima etapa: "Tem que ter muita dedicação. E não adianta seguir os conselhos só da família, tem que ter ajuda de alguém que realmente entende de moda e de miss", avalia. E existe lobby no Miss Universo? "Não. Pelo menos, no ano em que eu disputei, não houve."
*
Além de não ter ficado entre as quinze finalistas, a candidata de Tocantins, Kelly Aquino, 20, também lamentava não ter conseguido tirar uma foto com o cantor Alexandre Pires. Ela expressava ainda o seu descontentamento com o resultado do concurso. "Todas nós estávamos torcendo para a São Paulo e a Goiás. Elas mereciam."
*
"Meu namorado tem fazenda", responde Natália Guimarães, 23, quando perguntada sobre onde vai criar a prenhez que ganhou de presente dos organizadores de um leilão no hotel Copacabana Palace, no Rio. O pai da agora ex-miss, Gilberto Guimarães, ainda não conhece o novo namorado da filha --o cantor Leandro, do KLB. Ele explica que, por morar em Nova York, também não conhece nenhuma das músicas do "genro".
"Quero saber quais são as intenções do rapaz!", diz ele à filha. "Ah, o Leandro te mandou um beijo...", responde Natália.
Gilberto Guimarães acompanhou no México a disputa do Miss Universo 2007, e diz ter sentido "o que o mundo inteiro sentiu" quando a filha ficou em "apenas" segundo lugar: "decepção".
*
"Agora eu vou aproveitar a minha juventude. Quero cursar interpretação, arquitetura, direito...", diz Natália, que nos últimos dias chegou a propor, em tom de brincadeira, que o mandato de miss Brasil passasse a ter reeleição.
*
Enquete
Enquete da Folha Online sobre as candidatas ao título de miss Brasil apontou vitória da representante do Ceará, com 20% dos votos. A miss São Paulo teve 15% da preferência dos leitores, seguida pela candidata do Rio Grande do Sul, com 14%. A enquete teve 3.571 votos.
Leia mais
* Pouco fotogênicas, candidatas ensaiam em SP para o Miss Brasil
* "Playboy" quer a irmã caçula de Zezé
* Com candidata surda, Band transmite Miss Brasil com legenda
* LIVRARIA: Série com CDs ensina inglês, italiano, chinês e outras línguas em 15 minutos ao dia
Especial
* Leia o que já foi publicado sobre misses